23 de julho de 2016

Pós golpe militar fracassado na Turquia : População Secular em perigo?


A Coup in Turkey Before Any Attack on Iran?
Como uma "muçulmana secular" (eu uso esse termo muito vagamente, como mais de uma descrição cultural porque eu não praticar ou apoiar religião organizada) Estou um pouco perplexa com as consequências sociais do fracassado golpe militar na Turquia.
Enquanto ele continua a ser comprovado, linha-dura Erdogan acusou oficialmente a tentativa de golpe sobre os EUA, apoiando, auto-exilados islâmicos como Fethullah Gulen. Gulen é um ex-aliado político de Erdogan e é tão radical-se não mais-um islamita ultraconservador como Erdogan e seu partido AKP. Se Gulen (com a ajuda dos EUA) esteve de fato por trás da tentativa de golpe, então é um caso de islamita vs. islâmicos e não facções seculares dentro do estado a tentar tirar  o país das mãos do de volta de Erdogan e os islâmicos (como muitos inicialmente pensado) .
Embora possa ser um caso de islamitas contra outros islamitas, parece que as consequências sociais serão mais sentidas entre as pessoas seculares, moderadas e ou não-religiosos da Turquia. Estes são os relatos que eu estou lendo em alguns meios de comunicação e recebendo de amigos turcos em Istambul e Ancara, na sua maioria artistas, escritores e intelectuais. Enquanto o grupo demográfico secular não tem "a culpa" para o golpe, o golpe falhou e encorajou os islamitas locais contra eles de formas assustadoras. Como relata Patrick Cockburn, um jornalista e fotógrafo que já sente medo de andar através do hub turismo e da Taksim Sqaure- na Istambul cultural-recentemente por causa de seu vestuário não-religioso:
"Eu estava tão assustada, porque todas as mulheres lá olham para mim como se eu fosse um demônio. Os homens disseram que "se você insistir em vestir-se como que você merece morrer '. A maioria das pessoas estavam carregando bandeiras turcas vermelhas, mas havia algumas bandeiras pretas com escrita árabe sobre eles como você vê na Daesh (Isis) vídeos "[1] [2]

Isso é muito diferente do que minhas experiências na Praça Taksim em 2013. Naquela época, o que eu experimentei era dois países paralelos que existiam-embora com alguma tensão-slado a lado.
Na popular Istiklal Caddesi (rua), era comum ver uma mulher em shorts de pé não muito longe de uma mulher no hijab (o véu cabeça). E em Antalya vi mulheres em niqab (o rosto cobrindo) nos mesmos espaços como as mulheres em shorts e tops. Embora tenha havido uma tensão palpável, ambos os "tipos" de mulheres eram livres para vestir publicamente como quisessem, e a paisagem social foi um dos seculares e islamistas co-existentes vivendo  pacificamente, ou pelo menos, não-violenta. Temo que isso está prestes a mudar drasticamente no rescaldo da tentativa de golpe recente. Como eu mencionei anteriormente, enquanto que as populações seculares são, provavelmente, não por trás da tentativa de golpe, eles estão prestes a sofrer as consequências das populações islâmicas radicais cada vez mais encorajados correndo soltos na Turquia após o golpe de Estado frustrado.

Drª. Ghada Chehade é uma analista, escritora e poeta de desempenho independente. Ela tem um PhD da Universidade McGill. Ela bloga no: https://soapbox-blog.com/

notas
[2] Esta atmosfera de medo e intimidação contra a mulher não-religiosa vestido é semelhante ao que eu experimentei no Cairo logo após a expulsão de Morsi e da Irmandade Muçulmana. Enquanto eu não estava diretamente ameaçada, houve situações em áreas residenciais particulares em que eu escolhi para colocar o véu na cabeça (hijab), a fim de se sentir segura e não ser alvo de islamitas ardentes, que pareciam estar fora de si em  meio a massa naquela época.

Nenhum comentário: